quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A importância do Alumino e a história das chapas de alumínio

Apesar do alumínio ser o 3º mais abundante do planeta, o metal puro não é encontrado prontamente. Para obter a forma metálica do alumínio é necessária uma transformação química.

A aquisição do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser

encontrado nos três principais grupos climáticos sendo o Mediterrâneo, o Tropical e a Mineração Rio do Norte S.A. (ABAL, 2013). https://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio

O alumínio é um metal leve, macio e sólido. Possui um aspecto cinza prateado e fosco,  devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar.

O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito.

O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga.

Sua consistência é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais elástico, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil.

Perfis de Alumínio

O alumínio é largamente comercializado em sua forma pura como Lingotes de Alumínio, que é derretido e misturado a outros metais para a fabricação de Tarugos de Alumínio que, por sua vez é  extrudado para a obtenção de Perfis de Alumínio, chapas de alumínio, tubos de alumínio, barras de alumínio etc.

A Extrusão de Alumínio é processo de aquecer o Tarugo de Alumínio em fornos tornando-o flexível e então um pistão o empurra fazendo-o fluir por uma matriz, formando então o Perfil de Alumínio. Com a utilização de matrizes de diferentes formatos é possível obter diferentes tipos de perfis de alumínio.

Os perfis de alumínio por sua vez são largamente utilizados na fabricação  Janelas de alumínio e  esquadrias de alumínio no geral, sendo utilizado também para a estrutura de coberturas metálicas o que assegura um telhado leve com a utilização das telhas corretas.

A industria que depende desse metal tão valioso é muito ampla, e essa industria vai desde empresas

que extraem o alumínio na natureza, empresas que fabricam e vendem Máquinas para Extrusão de Alumínio, empresas que Extrudam o Alumínio, empresas que fazem a Pintura de Alumínio por meio da Pintura Eletrostática ou Anodização de Alumínio, distribuidores de alumínio e distribuidores de uno dos produtos principais, os ACM Alumínio compostos É uma indústria gicantesca que aquece a economia do Brasil

O Alumínio é essencial para a economia do Brasil.